02 agosto 2011

Ruas Medina e Souks de Marrakech



SLIDE SHOW AQUI

Á medida que nos perdemos no interior da Medina, por entre um labiríntico emaranhado de ruelas e becos, apanhamos o pulso à capital do Sul de Marrocos. Depois há o cheiro das especiarias sempre presente, as cores que misturam o azul berbere com o verde marroquino, os sons dos burros que passam ou dos negociantes em plena actividade, o olhar fugidio das marroquinas que passam escondidas por detrás do véu.Marraquexe é muito mais que isto. É uma cidade de fusão, onde se assiste a sinais evidentes de concessão ao ocidente sem nunca perder de vista a sua identidade. (daqui)

Passear pela Medina, ou cidade velha, é entrar num gigantesco emaranhado de ruelas e becos que tornam o melhor mapa completamente inútil. Peça um guia e aventure-se com a certeza de que alguma vez conseguirá sair do labirinto. Não porque nos sintamos inseguros ou ameaçados mas porque, a partir da terceira ou quarta rua, já é quase impossível saber como voltar para trás. A experiência é única, intensa e fundamental.
A Medina, é cercada por uma muralha e, dentro dela, ficam os famosos souks, os mercados, que vendem de tudo.
Os souks da Medina estão divididos por produtos e actividades, de tal modo que passamos por souks de venda de couro, souks de manufactura de babuchas, de artigos de metal, de malas e cintos, de cerâmicas, de vidros, de souvenirs, de roupas locais, de tapetes, de frutos secos e bolinhos, quinquilharia diversa e tudo o mais que espera encontrar em Marrakech. As estrelas do mercado são, porém, os produtos de couro e os tapetes. Regateie muito. Eles adoram e a partir do momento em que o preço é acertado, cumprem religiosamente. Ahh...o preço final conseguido pode depender só do tempo que estiver disposto a gastar na negociação. Não desista, que eles também nao. :) E são simpáticos. E mais: são um balsamo para o ego de qualquer mulher. Descubram porquê, lá.

Sem comentários: