16 junho 2011

fácil: perguntem aos doentes!




O Relatório de Primavera 2011, do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, revela, que no Hospital de Beja, os doentes têm que esperar 1.396 dias por uma consulta de Oftalmologia, 1.143 dias para Cardiologia .
Os gestores da ULSBA, sedeada no Hospital de Beja, garantem que os números recolhidos na base de dados do Ministério da Saúde, denominada SONHO, que em 2010, o tempo médio de espera para “consultas de oftalmologia foi de 33 dias”, enquanto que na “cardiologia esse período foi de 83 dias”.
.
Segundo os administradores da unidade bejense os números divulgados colocam em causa “a honra, dignidade e o empenho dos profissionais”.
Claro, principalmente dos "profissionais", que gerem a coisa, certo? Mas o tira-teimas é facil de fazer. Peçam aos centros de saúde a lista de todos os pedidos de especialidade feitos ao hospital e tratem esses dados. Perguntem à população há quanto tempo estão à espera de uma consulta. Façam uma espécie de census da saúde, tipo:


-Tem médico de familia?


-de quanto em quanto tempo lhe é marcada uma consulta?


-em situação de urgência, tem acesso ao seu médico?


-em consequência da anterior, quantas vezes por ano recorre ao hospital?


-já lhe foi alguma vez pedida uma consulta de especialidade no hospital?


- quanto tempo depois foi visto?


-ou...chegou sempre resposta a esse pedido?


-tem pendente algum pedido de especialidade?


-há quanto tempo?

Não é dificil e penso que seria mesmo muito desejável.. Não há é coragem para ver os resultados e assumir consequências.. Portanto.....podem ter a certeza que nunca se fará. just in case.

Sem comentários: