30 janeiro 2011

amor falso por 3 moedas, em frente




Passei a tarde a ver fotos antigas e a rever momentos. Memórias memórias e mais memórias de todos os géneros e intensidades. Emocionante. Ainda me hei-de dar ao trabalho de digitalizar todas as imagens que guardo em papel, até porque não tenho negativos, ou se tenho não sei onde, e o tempo já fez estrago suficiente. Enfim.
Deixo-vos uma das imagens mais curiosas das que vi hoje.

Turquia - Ephesus. Entre as principais atrações, estão o templo de Artemis, A biblioteca de Celsus, a avenida de Mármore, o portão de Augustus, o teatro, o portão de Adriano, mas o que mais me surpreendeu foi aquele que pode ser considerado o primeiro "anúncio" do mundo, precisamente para primeiro bordel conhecido da história, que se chamava "Casa do Amor" e que tinha na sua decoração uma estátua de um moçoilo chamado, imagine-se.....Priapos (devia ser imponente...)!

No chão de mármore, numa das ruas da antiga cidade, pode ver-se um conjunto de simbolos que incluem: a figura de uma mulher, um coração cravado de pequenos orifícios, que segundo me explicaram significa "amor falso", um pé numa determinada direcção (significando caminhar), e um número definido de moedas. Eloquente, ein? Marketing de dois mil anos.

Sem comentários: