19 dezembro 2010

Ferguson, 24 anos à frente do Manchester: uma vida inteira no banco dos "Diabos Vermelhos"


Embora as pessoas não estejam nunca acima dos clubes, dizer Manchester United é sinónimo de Alex Ferguson.

Ferguson foi anunciado como treinador do Manchester em 6 de Novembro de 1986.
Desde então, foram 26 troféus no clube, entre os quais 11 títulos de campeão inglês e 2 Ligas dos Campeões, 5 da Taça de Inglaterra, 4 da Liga Inglesa, 2 do Mundial Interclubes. Está à beira dos 2000 jogos como treinador.

O sucesso não foi imediato: terá levado 3-4 anos a conseguir o primeiro troféu. Houve contestação. Mas, o clube sempre acreditou que na continuidade é que estava o ganho e mais uma vez - Ferguson sucedeu a Matt Busby que esteve no comando da equipe outros 24!- acertou. De resto, não é caso único de longevidade em Inglaterra: vejam-se as 14 temporadas
Arsene Wenger no Arsenal ou as 8 de David Moyes no Everton.

Poliu alguns dos melhores futebolistas da história do Manchester United, como Eric Cantona, David Beckham, Gary Neville, Paul Scholes, Ruud Van Nistelrooy, Cristiano Ronaldo ou Wayne Rooney .

O pulso firme do treinador, conhecido por ser bastante autoritário, foi o responsável por diversos jogadores deixarem o United, após desentendimentos com o escocês, como é o caso de Ruud van Nistelrooy, David Beckham, entre outros. Este último declarou recentemente que errou ao sair de Manchester em 2003.

Desde que Ferguson assumiu o cargo de treinador do Manchester United, passaram, por exemplo, sete técnicos pelo Liverpool , quatro pelo Arsenal , doze no Chelsea, dez no Barcelona e vinte e cinco pelo Real Madrid.


É bem possível que a data da reforma esteja perto (correm rumores de que esta será a última época. veremos) e será seguramente difícil para o Manchester encontrar alguém a quem entregar o comando por mais meio século.....
Espero sinceramente que o próximo faça justiça à herança recebida de Ferguson da mesma forma que este soube fazer à de Matt Busby, primeiro treinador a conseguir um título europeu para ManUnited.
Os nossos parabéns ao Manchester e a Sir Alex Ferguson, e um muito abrigada por fazer a alegria de muitos amantes do futebol.
.
Deixo aqui uma questão aos leitores do Contra Capa.
Que tipo de técnico, como adeptos, lhes agrada mais: Ferguson - uma imagem de continuidade, de escola, de formação de jogadores e de títulos conquistados em cima dessa continuidade, ou Mourinho, mais imediatista, mais frenético, que chega e literalmente empurra as suas equipes para as vitórias, que consegue títulos e a seguir muda de equipe?
Qual preferiam ver no vosso clube?

2 comentários:

Fado Alexandrino disse...

Eu, no nosso clube não queria ver nenhum deste tipo de técnicos. O que eu queria era ver o Ferguson cá mesmo reformado.

Piotr Kropotkine disse...

passaram pelo Benfas cerca de 39 e mais sete camiõis TIR de jogadores anónimos com categoria prá terçeria regional e além disso paçaram sete presidentes cada um mais estronço que o antrior.... é a diferença...