28 julho 2010

uma coisa que conheci lá: Chá Pu-erh





Os Chineses falam dele como uma preciosidade que está agora, de certo modo, na moda.

Pu-erh ou Puer é um Chá "pós-fermentado" (envelhecido) cujo nome vem do condado de Pu'er em Yunnan, na China.

Ao contrário da maioria dos chás, este é tradicionalmente compactado e envelhecido pelo menos alguns anos antes de ser consumido, sofrendo uma pós-fermentação que lhe dá um sabor mineral característico. Por esse motivo, também é classificado, assim como é feito com vinhos, pelo ano de produção, chegando os Pu-erh mais antigos a custar verdadeiras fortunas.
A Província de Yunnan é considerada como a terra natal do chá. O chá puer é o mais prestigiado. De fato, na história do chá chinês, não há registos dele. Então, como surgiu e quais diferenças entre o chá normal e puer?
O chá produzido em Yunnan era tributo aos imperadores. Naquele tempo, o produto era transportado por cavalo e demorava muito tempo para chegar à Beijing. Durante o caminho, devido à longa exposição ao ar, o sabor do chá verde mudou, mas emanava um cheiro diferente e especial. Essa é a origem do puer.
Graças ao processo de fermentação com o sol e o ar, o chá puer é dotado de efeitos que, para os japoneses, por exemplo, retarda o envelhecimento e garante a saúde.
Geralmente, quanto mais fresco o chá melhor o seu sabor, mas, o puer foge à regra. Um dito popular local diz: os netos tomam o chá preparado pelos avós. Segundo a teoria da medicina tradicional, o chá puer alivia os sintomas da gripe e de problemas digestivos, aumenta a resistência fisica, e é tido como um grande depurante de substâncias toxicas e gorduras.. o aspecto, é curioso: depois de ser embebido na água a pelo menos 95º, o bolo ficava vermelho e transparente, semelhante ao vinho mas mais claro.
.
O Puer é considerado também um potente chá emagrecedor, de pouca cafeína, antioxidante e redutor do colesterol. Foi assim mesmo que nos foi apresentado. De qualquer modo, além dos atributos medicinais é um chá de prazer raro. Prepara-se retirando pequenos nacos com uma faca pontuda (como as de ostras). Penso, mas não tenho a certeza, que por cá corresponde ao chá vermelho.

4 comentários:

Animal disse...

dá pra fumar?

Cristina disse...

dá!!

cortas um naco pro chá e fumas as aparas. faz mt mais efeito!!

epá......ó animal,tu não fizestezanos agora pelas ultimas horas??

dalloway disse...

Já estou a imaginar o cabelo do Animal a ficar insuportavelmente vermelho e.... desgovernado!

Animal disse...

é berdade, acabei de fazer aninhos. cada ano que passa fico mais bonito, mais sexy e mais doido. é cumó chá pu-erh e o binho do puârto, hehehehe