04 maio 2010

Ontem, hoje e amanhã.


Sua Majestade a Rainha D. Maria II. cm visita ao norte, a 18 de Maio de 1852 ao regressar de Santo Tirso pela estrada real n.° 32, foi recebida com regozijo na paragem que efectuou em S. Lourenço de Asmes.
A Câmara de Valongo preparou-lhe. junto da Ponte da Travagem. uma pomposa recepção com armação de arco. festejos e almoço que terá decorrido na "... Hospedaria de Luiz de Sousa Silva e Carvalho...".
D. Maria II e o seu séquito real, do qual faziam parte o rei D. Fernando II e os filhos, os príncipes D. Pedro e D. Luís, foram obsequiados pelo Município de Valongo em sinal de reconhecimento, sendo que para agradar, no fausto acontecimento, não houve contenção de custos.
As despesas com "... os festejos e almoço a Sua Magestade não previstas no orçamento do ano económico de 1851 a 1852. ascenderam a 443$145 reis, tendo as contas da câmara sofrido"... hum avultado defficit...", "empenho que passa ao anno seguinte", obrigando "...a que se prescindisse das obras municipaes que se havia projectado...".
As contas da gerência daquele ano económico viriam somente a ser aprovadas, para os efeitos legais competentes, depois de devidamente justificadas e documentadas, por acórdão do Conselho Distrital, em sessão de 28 de Junho de 1860.

E hoje, como é? Ele é Euro 2004, ele é Expo, ele é TGV, ele é Papa, ele é Mundial 2018, ele é tanta e tanta coisa inútil ou para a qual não temos capacidade económica. Mas fez-se, faz-se e far-se-á. Alguém (nós) pagará.
Portugal sempre foi assim.

1 comentário:

Fado Alexandrino disse...

Concordo parcialmente.
Primeiro pagou-se e ninguém morreu por causa daquilo e mesmo que alguém tenha morrido é porque já estava da pouca saúde e portanto benza-o Deus.
E a propósito de Deus, fui ver o novo Terreiro do Paço (de má memória para reis e rainhas)e está soberbo, lindíssimo a luz do sol bate em todos os lados que até encandeia, amplo e arejado podem até aterrar quatro ou seis helis ao mesmo tempo.
Muito aprazível para as famílias passearem ao domingo.
As fotos estão no Contador de Viagens.
Deve ter ficado baratíssimo.
Não se vê nas fotos mas deixei lá um papelinho a dizer "reservado à condição".