16 maio 2010

Efemérides: em 15 Maio de 1940, são postas à venda as primeiras meias de nylon



O nylon é uma fibra têxtil sintetizada em laboratório, é uma poliamida obtida através da condensação do ácido adípido com a hexametilenodiamina, apresenta alta resistência e é facilmente moldável. Esta alta resistência do novo tecido foi conquistando as indústrias têxteis que se encarregaram de tornar conhecido.
Impulsionado pela vontade de criar um composto que reproduzisse as qualidades da seda, o químico norte-americano Wallace Hume Carothers, passou quase uma década a puxar pelos neurónios em laboratório até que, em Outubro de 1938, há 70 anos, aparecia o resultado: o NyLON, plástico de versatilidade prodigiosa, que inaugurava a era dos polímeros sintéticos.
A sua consagração, ocorreu em Maio de 1940, quando foi usado na confecção de meias. A apresentação pública do produto não ocorreu para um grupo de cientistas, mas, para para três mil mulheres na New York World’s Fair de 1939. Nas primeiras horas do lançamento das inovadoras meias, as vendas atingiram os milhões de pares, tendo provocado uma revolução polvorosa no mercado norte-americano, em especial entre as consumidoras de meias de seda.

No início do século XX as meias eram grossas e escuras, porém os vestidos eram compridos. Nos anos 20, as saias subiram e as pernas se tornaram o foco da atenção. Com isso, as meias passaram a ter maior importância e começaram a ser aperfeiçoadas. Elas deveriam valorizar as pernas femininas, embelezando e escondendo eventuais falhas. Porém, as meias de seda, eram muito caras e poucos duráveis, além da sua falta de elasticidade. Esses problemas foram resolvidos com o surgimento do nylon. Com o nylon, as meias passaram a ser elásticas, mais resistentes e puderam ser fabricadas em grandes quantidades, diminuindo o preço. O sucesso foi comprovado no lançamento das meias finas de nylon, em 15 de maio de 1.940, data em que quatro milhões de dessas meias foram vendidas nos Estados Unidos.
O triunfo da nova invenção resultou numa fabricação de nylon maior que a de aço.

Por outro lado, a sensualidade do novo produto fez com que ele rapidamente figurasse em cenas eróticas de filmes e capas de revistas pulp fiction. Um novo fetiche tinha também acabado de ser criado, existindo actualmente vários sites especializados na comercialização de vintage nylon stockings.
Mais recentemente, as décadas de 80 e 90 viveram o auge da tecnologia na produção das meias. As últimas mudanças estão ligadas aos novos materiais, aos diversos níveis de transparência, cores, textura e tramas, e ao uso de enfeites, como bordados e pedras.
Como curiosidade, refira-se que a primeira aplicação do nylon foi 10 anos antes de se transformar em meias, na fabricação, imagine-se, de escovas de dentes. As cerdas necessárias para a boa higiene bucal são de nylon.
O nylon foi também largamente utilizado pelas Forças Aramadas norte-americanas durante a Segunda Guerra, em paraquedas e outros produtos usados pelas tropas.

Sem comentários: