11 março 2010

Londres 3: Cabinet War Rooms


_
Durante a Segunda Guerra Mundial, a partir de 1 de Setembro de 1939 até Maio de 1945, Londres esteve sob ameaça constante de ataque aéreo. Estes gabinetes subterrâneos reforçados com tectos e paredes, foram utilizados entre 1940-1945.

Os quartos do Gabinete de Guerra estão localizados em frente ao Parlamento, ao lado do Museu. Winston Churchill iria orientar a partir daqui o curso da guerra até à vitória final.
Os gabinetes têm diferentes funções: comunicações, um hospital, refeitório, campo de tiro e dormitórios para as várias centenas de funcionários. As salas mais interessantes estão abertas ao público desde 16 Agosto 1945. Muitos deles foram deixados exactamente como eram quando foram desocupados.
Uma das salas mais curiosas é a Sala do Mapa. Num enorme mapa do mundo, ainda ocupam as posições finais as coloridas marcações no traçado. Aqui, Os oficiais eram constantemente confrontando com as informações recebidas e actualização dos mapas. Sobre as mesas encontram-se vários telefones coloridos.Esses telefones foram equipados com luzes em substituição das campainhas e cada um era uma linha directa para um departamento militar, serviço de inteligência ou parceiros internacionais como o que se encontra na "Transatlantic Telefone Room" onde Churchill comunicava com o presidente americano Franklin D. Roosevelt. Fez aqui 4 discursos de guerra incluindo aquele em que anunciou a adesão dos EUA.
O espaço faz jus à sua trajetória e é uma viagem no tempo verdadeiramente empolgante.

4 comentários:

António P. disse...

Thanks, Cristina.
Gostei.
A tenacidade inglesa e a sua capacidade de organização e sacrifício venceram o nazismo.
Ainda bem.
Bjs

Fado Alexandrino disse...

Coitado do Hitler, nunca percebeu que enquanto houvesse um inglês vivo ele não podia considerar que tinha ganho a guerra.

dalloway disse...

É caso para dizer que os 'brits' não brincam em serviço.

Cristina disse...

António

melhor mesmo, é ir lá. o ambiente é fantástico, ouvem-se os barulhos da é poca e tudo: conversas, frases do Churchill, sirenes, radio com musicas da época, enfim....o transporte é total :)