12 fevereiro 2010

falando sério... sem nada para fazer? vá dar sangue.


O sangue só chega para dois dias e os responsáveis fazem agora um apelo urgente à população para que dê sangue, ainda hoje ou durante o fim-de-semana. O objectivo é reforçar a reserva antes do Carnaval.
Ao Expresso, o presidente do Instituto Português do Sangue, Gabriel de Olim, explica que a escassez se deve a uma redução gradual das dádivas e ao aumento do consumo ao longo de 2009 e durante este ano.

"A média diária de consumo de sangue nos últimos 90 dias foi de 1034 sacos e só temos conseguido colher 970 sacos. Portanto, a reserva vai esgotando-se".

Grupo A é o mais deficitário
O sangue tem sido mais procurado porque estão a ser realizados mais actos médicos em que é necessário fazer transfusões. "Há mais transplantes de órgãos e estão a ser feitas mais operações, no âmbito do programa de recuperação da lista de espera cirúrgica", acrescenta Gabriel de Olim.

Para dar resposta ao apelo, vários hospitais alargaram o horário de funcionamento e os postos móveis foram reforçados. Durante o dia de hoje, os dadores podem dirigir-se ao IPO de Lisboa, aos hospitais Amadora-Sintra, São José e Egas Moniz e às unidades móveis na Loja do Cidadão das Laranjeiras e na Gare do Oriente.
.
É rigorosamente verdade. Sente-se no terreno.

1 comentário:

Fado Alexandrino disse...

Não tem nada a ver com isto, mas sabes que o "teu" hospital ontem foi citado numa notícia sobre um restaurante especial que lá abriu?