31 janeiro 2010

vamos lá falar de uma grande senhora... Angelique Kidjo .


Kidjo nasceu em Ouidah, Benim, e desde os seis anos fez parte de um grupo de teatro dirigido pela sua mãe. Essa proximidade permitiu-lhe gozar de uma precoce valorização da música e a dança. Os constantes conflitos políticos no Benin obrigaram Kidjo a emigrar para Paris em 1982.
É casada com o cantor e produtor Jean Hebrail com quem tem uma filha chamada Naima (nascida em 1993), e vive atualmente em Nova York.
Iniciou-se como cantora de apoio em bandas parisienses antes de começar a sua própria banda nos 1980. Cantora e compositora, Angélique Kidjo é hoje uma das maiores estrelas da música no continente africano. É uma quádruplo nomeada aos Grammy e Vencedora do Grammy de Melhor Álbum de World Music Contemporânea em 2008, com "Djin Djin".

Kidjo fala fon, francês, yoruba, inglês e canta nestes quatro idiomas assim como no seu idioma pessoal que inclui palavras como Batonga nos títulos das suas canções. Malaika é uma canção cantada em Swahili além disso também utiliza o idioma tradicional de Benin, o Zilin.
No episódio Simpson Safári dos Simpsons, o guia de Homero canta a canção de Kidjo "-", do álbum Logozo.
Em Fevereiro de 2003 interpretou um cover da canção "Voodoo Child (Slight Return)" de Jimi Hendrix na famosa emissora Rádio City Music Hall de Nova York com a lenda do blues Buddy Guy e Vernon Reid guitarrista de Living Colour que formaria depois parte do documentário de Martin Scorsese chamado "Lightning In A Bottle: One Night In The History Of The Blues", um documentário que inclui a grandes você figura do rock, do rap e do blues.

Angelique Kidjo apresentou o álbum Djin Djin no dia 1 de maio de 2007. No mesmo aparecem convidados da talha de Josh Groban, Carlos Santana, Alicia Keys, Joss Stone, Peter Gabriel, Amadou and Mariam, Ziggy Marley, e Branford Marsalis. O título, Djin Djin é uma referência ao som de um sino que soa em África ao iniciar-se cada novo dia.
O ábum foi produzido por Tony Visconti, conhecido por produzir trabalhos de David Bowie, Morrissey, e T. Rex, entre outros.
(WKP)

( http://www.kidjo.com/)

Vemo-la aqui, precisamente com Peter Gabriel.

Ouçam bem, porque ela vai colocar três músicas directas na Radio Contra Capa. Muito mais calmas, e igualmente lindas.


2 comentários:

celso disse...

E que Sra!Desde 1994 com "Aye" que a acompanho.E é mais do que música...

Carlos Barbosa de Oliveira disse...

Já tinha ouvido falar dela, mas não conhecia nenhuma música. Obrigado pela partilha.