12 outubro 2009

Chegou a hora do circo se reinventar!


Em dia de rescaldo de mais um circo eleitoral, quero aqui deixar o meu aplauso para a portaria 1226/2009 aprovada hoje na AR, e que o PUBLICO expõe no seu sítio.


Nesta, proíbe-se a partir da próxima terça feira a exibição de animais de grande porte, como leões e elefantes, ou venenosos, como cobras em circos; ou proibe-se de serem vendidos em lojas de animais de estimação. Depois da regulação das raças de cães perigosas ou potencialmente perigosas... Tudo isto me parece muito bem.

Mas tenho algumas dúvidas. Segundo o que o PUBLICO noticia, não fica claro o que vai acontecer aos animais de grande porte e venenosos que actualmente estão em posse de inúmeros circos nacionais. Com esta lei, e os circos não estando isentos, passam a ser considerados trangressores? Vão prender quem? E o que vai acontecer aos artistas de circo que vão perder o seu ganha pão?
E com esta nova lei, deixamos de ter circo à porta dos tribunais, sempre que o Valentim, a Fátima Felgueiras, o Isaltino e o Jorge Nuno Pinto da Costa tenham de ir depor por mais uma suspeita (in)fundada de corrupção? Como vão as televisões alimentar o seu apetite pelas actividades circences em horário nobre?
E as touradas? Não são circos com animais de grande porte a serem humilhados até à morte?

E o SLB tem direito à excepção a que se refere a notícia para que possa continuar a soltar a águia Vitória? Porque caso contrário exijo que prendam o orelhas, ou o desterrem para Alverca e a sua oficina de pneus! E ponham o Rui Costa como presidente do glorioso!


Bolas.... um post com politica, circo, e bola... parece a nova versão dos três éfes do estado novo!