12 outubro 2009

as eleições, e a conquista de Alpiarça.


Bem....bem vistas as coisas...ganhou o Ps,certo? 22 novas autarquias e conseguem o melhor resultado de sempre.
O desaire de Elisa Ferreira, mais que anunciado. Péssimo sinal para a democracia, o da dupla candidatura: a luta pelas gamelas no seu melhor. Nem os municipes nem o próprio PS acreditaram nela. Com razão.


PSD, perde 19 câmaras.
Ganhou cá em Sintra como se esperava. E ganhará, enquanto tiver Fernando Seara e o povo se lembrar das gestões PS, nomeadamente de Edite Estrela e do Estrelismo.


BLOCO, falhou completamente nos dois principais distritos ao não conseguir eleger João Teixeira Lopes no Porto nem Luís Fazenda em Lisboa. O resto manteve. Louçã, diz que a nível local, ainda têm muitas provas a dar. Pois têm.

CDS Mantém Ponte de Lima, única autarquia democrata-cristã. Pelo menos enquanto houver queijo limiano.
.
Finalmente....A CDU. Paulada Alentejana.Seis municípios. Total de sete câmaras perdidas, entre as quais Beja (Beja, senhores!!), Marinha Grande (Marinha Grande????) e Sines.
No entanto... secretário-geral do PCP, juntou-se aos populares que à noite comemoraram a recuperação da «Moscovo portuguesa» (Alpiarça) para a CDU, no Largo dos Águias.
Jerónimo de Sousa falou aos alpiarcenses do cimo da carroçaria de uma carrinha de caixa aberta para lembrar, «comovido», a importância de Alpiarça «para que a liberdade e a democracia existissem na nossa pátria».
Grande Jerónimo.
:D

7 comentários:

Fado Alexandrino disse...

Conservou Lisboa, onde obteve maioria absoluta. Foi a 1.ª vez, desde 1976, que em Lisboa o PS ganhou sozinho contra a coligação da direita.


Quem escreve isto é o "romancista" Eduardo Pitta.
É uma mentira.

Também não é lá muito correcto dizer que o PS ganhou estas eleições.
É de tradição dizer que ganha quem ganha mais câmaras.

Mas enfim cad um vê o que quer ver.

Desinformador disse...

Alpiarça... essa bela localidade! Quase tão importante como quando Sobral de Monte Agraço passou a ter parque infantil!!!

Sofia Loureiro dos Santos disse...

Excelente síntese. E Oeiras, Cristina, que me dizes à vitória de Isaltino?

Cristina disse...

Sofia

é mais forte que nós. adoramos um bom vilão. além daquela velha filosofia em que já que todos roubam, se nos tocar algumas coisa, é o que se quer.

Cristina disse...

Fado

não "ganhou as eleições" se tivermos em consideração o numero de câmaras. no entanto, parece ter sido o único a ganhar. claramente mais que os outros.

é como eu vejo. aliás, como se vê, não parece haver lá grande satisfação no PSD.

Cristina disse...

Desi

pois. :)

Anónimo disse...

A legião dos párias da CDU estão a diluir-se. A pequena distancia de 30 anos fez e irá fazer pior nas próximas eleições, aos camaradas. Vozes atentas de Quarteira