06 abril 2009

O mito de Cassandra fez tremer Berlusconi. Literalmente.



O tremor de terra que atingiu a região de Áquila na área montanhosa a leste de Roma, durante a madrugada, quando todos dormiam, terá feito já para cima de 150 mortos. A procura de sobreviventes sob os escombros, prossegue.
E ainda a Segunda Feira não acabou. .... Mas a parte sinistra da história, é que um cientista italiano previu um grande terramoto na área de L'Aquila algumas semanas antes da catástrofe que hoje afectou esta cidade, mas foi denunciado às autoridades por espalhar pânico; Giuliani, que baseou a sua previsão nas concentrações de gás radão em torno de áreas com actividade sísmica, foi denunciado à polícia por “espalhar alarme” e foi obrigado a retirar as suas conclusões da internet.
O cientista, que vive em L'Aquila e que chegou àquela conclusão enquanto trabalhava no Instituto Nacional de Física Nuclear na região de Abruzzo, disse que ficou impotente para actuar no Domingo, quando se tornou claro que o terramoto estava iminente.
“Não sabia para quem me virar” , "Tinha sido posto sob investigação por dizer que ia haver um terramoto."
“Agora há pessoas que têm de me pedir desculpa e que vão ficar com o que aconteceu na sua consciência”, disse Giuliani ao “site” do diário “La Repubblica”.
Entretanto, o Governo insistiu hoje em que o aviso, lançado pelo sismólogo Gioacchino Giuliani, não tinha fundamento científico.
Pois é....... querem ver que ainda vão acusar o cientista-sismólogo de bruxaria ????
.
Claro que, com isto, já não vou ler o Das Neves; pra Segunda, já está de bom tamanho, a insanidade.

Da mitologia. Sob o signo de Cassandra
Cassandra, filha de Príamo, o último rei de Tróia, era uma jovem tão bela que por ela o divino Apolo foi tomado de paixão. Num arroubo, o patrono de Delfos lhe ofereceu o dom de prever o futuro; em troca, a princesa lhe daria um filho. Vaidosa e ingênua, Cassandra aceitou o presente, porém logo se recusou a cumprir a promessa Inconformado, o deus do oráculo lançou sobre a jovem a maldição de que ninguém jamais acreditaria em suas predições.
A partir de então, a irmã de Heitor seria atormentada por visões da futura queda de sua cidade, sem que nenhum dos troianos lhe desse ouvidos. Tida por louca, foi encenada em uma torre. De lá somente sairia com Tróia consumida pelas chamas.
continuar a ler...

2 comentários:

Pêndulo disse...

Nós por cá temos há anos o Medina Carreira a arengar sem que alguém lhe ligue.

dalloway disse...

Gostava muito que este post fosse mais um daqueles onde a Cristina mostra o seu fantástico sentido de humor. Infelizmente assim não é. É tão dramático o que se passa...e transcendental se pensarmos que muito disto poderia ter sido evitado.

O titulo e respectiva explicação mitológica estão dignos da artista Cristina