22 janeiro 2009

Para a próxima, é filmarem a Índia como se fosse a Suécia!


E "Benjamin Button" com 13 nomeações: treze!

"Slumdog Milionaire" com 10. O grande vencedor dos Globos de Ouro, foi nomeado nas principais categorias: melhor filme, melhor realizador, melhor argumento adaptado, falhando as de melhores actores.
Brad Pitt e Angelina Jolie, "o" casal de Hollywood, nomeados nas principais categorias de actuação:
Melhor Actor em "O Estranho Caso de Benjamin Button" (ao lado de Sean Penn ("Milk"), Mickey Rourke ("The Wrestler") , Richard Jenkins ("The Visitor") e Frank Langella ("Frost/Nixon") e

Melhor Actriz em "Changeling", A Troca (com Meryl Streep em "Dúvida", Anne Hathaway por "O Casamento de Rachel ", Melissa Leo por "Frozen River" e Kate Winslet por "The Reader"). Será que Kate Winslet leva a estatueta desta vez? Está na fila há anos e afinal levou o Globo....E Meryl Streep?? Dizer o quê? 15ª nomeação para Melhor Actriz, é Obra. Literalmente!

O melhor filme, vai ser um destes: “O Estranho Caso de Benjamin Button”, “Milk”, "Slumdog Milionaire", "Frost/Nixon" ou “The Reader”.
.
Agora...."o caso" das nomeações, que surge com Slumdog Millionaire.

Segundo o 20 minutos , uma associação de defesa dos direitos dos residentes em bairros de lata acusa o filme de difamar os pobres....
Assim:
O secretario geral do Comité de Defensa dos "favelados" como se diz no Brasil, Tapeshwar Vishwakarma, entrou com um processo em tribunal contra o compositor A.R. Rahman e contra o actor Anil Kapoor. Has alleged that the film depicted slum-dwellers in bad taste as it used the derogatory and objectionable titleSlumdog Millionairethus calling Indians dogs and slum dwellers slum dogs, which is defamatory. E sendo assim, pede ao tribunal que proteja a honra e o respeito dos "favelados" de toda a Índia. Estranho pedido.... seria mais lógico, mais humano e faria mais pela honra dos visados, exigir ao governo indiano que acabe com esta realidade.... Entretanto, Tapeshwar Vishwakarma não processou o realizador britânico Danny Boyle, deixando claro que, "obviamente, não esperava nada de positivo de um director britânico, já que os seus antecessores "nos descreviam como cães".
Iniciaram ainda, uma petição para que a película não seja exibida na Índia, com o apoio de um popular actor indiano, Amitabh Bachchan, tendo este escrito no seu blog, que o filme projecta da Índia, uma imagem de nação do terceiro mundo! Engraçado.....e não é?! Por exemplo...a realidade contada em Water, é de que mundo?? Também processaram os actores por atentar contra a honra e dignidade das viúvas enfiadas em prostíbulos à força?? Que dignidade? Que honra?

Espantoso, isto é que é varrer o lixo, e a respeitabilidade de um país, pra debaixo do tapete...há coisa mais terceiromundista?

2 comentários:

Fado Alexandrino disse...

Tá tudo doido.

Curioso que esse actor entra no filme conforme se pode ler aqui e aliás a cena é bem curiosa.

Desinformador disse...

Em relação aos nomeados, falta a presença do Australia, parece que é o esquecido do ano.

Em relação à polémica, conhecendo o trabalho do Danny "Trainspotting" Boyle, é muito provável que seja um relato muito cru(el)... e que no fundo é a sua marca de autor... e quanto à posição dos indianos, apenas são resquícios inerentes à potência que os colonizou durante séculos!

Mas enfim, esquecem-se que embebram as tradições inglesas na sua cultura... o chá das cinco, os jogos de críquete, and so on...