23 outubro 2008

post para campónios, varandónios e outros cheiradores de flores.


Um jardim, um terraço ou uma varanda com flores pode ser bonito se bem planeado, encantador, mas não estará completo sem um recanto inesquecível: o das plantas de cheiro. Ainda mais para mim que sou, como sabem, pessoa de cheiros. De preferência agradáveis e perfumados. O perfume agradável de flores numa tarde quente ou mesmo o simples perfume da terra quando chove são sensações que raramente se esquecem. Perfumes agradáveis deixam lembranças bem marcadas porque estão ligadas à nossa memória emocional.
Mas falemos de flores, agora que me estou a especializar na área.
O perfume provém de glândulas com óleo essencial. Ao esmagar ou roçar as folhas, as glândulas liberam o óleo que contém substâncias voláteis que se espalham no ar, por isto sentimos o odor ao passar a mão, roçar com a roupa ou mesmo no acto de regar. Por exemplo o alecrim, tem as folhas mais duras e só sentimos seu odor ao esmagá-las com os dedos.
Plantar só plantas de flores perfumadas não é adequado, porque é uma excelente fonte de alergias respiratórias para quem apresenta susceptibilidades do género. A solução, é fazer um canteiro ou escolher uma área do jardim ou da varanda. Uma coisa engraçada, é que estas flores atraem insectos, o que normalmente é um espectáculo bonito de apreciar.
O que escolher?
Depois de várias pesquisas e experiências, penso que as mais fáceis de manter, mais resistentes bonitas e "cheirosas" são:
1. Loureiro, Laurus nobilis., de propriedades sobejamente conhecidas, usado como tempero.
2. Gardênia, Gardenia jasminoides. de grandes e belas flores brancas na primavera
3. Abélia, Abelia grandiflora. Seu florestação é longa, da primavera ao outono e atraem muitas borboletas.
4. Lantana, Lantana camara. com cores belíssimas e que floresce todo o ano, quase uma erva daninha..o odor forte característico e flores muiticoloridas também atraem borboletas...
5. Alfazema, Lavanda, ou Lavandula Dentata. azuis ou arroxeadas reúnem-se em inflorescências tipo espiga e são bastante perfumadas, de onde se extrai um valioso óleo.
6. Alecrim Rosmarinus officinalis também conhecido pelo nome de "Rosmarinus" que lembra a denominação latina "ros marinus" - "rosa do mar". As flores aparecem em pequenos cachos e toda a planta exala um forte e característico aroma muito agradável, com um sabor picante que lembra a cânfora.
7. Camomila, Matricaria chamomilla,
8. Frésias, muito bem lembrado pela Cerejinha
9. ahhh, e que dizer da hortelã?
10. e da raínha das flores de cheiro?

4 comentários:

Cerejinha disse...

Jardim de flores de cheiro não está completo sem as deliciosas frésias :-)

dalloway disse...

Gostei do titulo, especialmente do varandónios :)
Quanto às flores nem me atrevo a proferir uma única palavra porque da ultima vez que a Cristina falou delas e do seu respectivo jardim a minha autoestima ficou....fraquinha, fraquinha. Agora entendo os homens. Esta coisa do tamanho tem muito que se lhe diga. Ninguém gosta de tê-lo mais pequeno!!!

Álex disse...

Cristina esqueceste-te do jasmim - outro rei dos cheiros. Eu prefiro o cheiro das frésias e violetas, e a beleza das camélias brancas e gardénias
bom fds!
ah! e qq jardim não fica completo sem a beleza das horténsias e aí em Sintra dão-se super bem

Anónimo disse...

Varandónio!? Eu, por vezes, sou mais do mato! Existem aromas em sitios não plantados nem tratados que são uma maravilha. Tenho por exemplo madressilvas, poejo e até mirra. Bom, a mirra ainda não me abituei, é cheirosa, trouxeram-me do Brasil e adaptou-se muito bem.
Adoro o cheiro do alecrim!

Tino