11 outubro 2008

fumadoras jovens têm mais cancro do pulmão que os homens

Entretanto, como as más noticias ultimamente parecem não ter fim, só mais uma. Em conversa com colegas da oncologia, foi-me dito que há, neste momento, não só cá mas em todo o mundo ocidental, uma verdadeira "epidemia" de cancro do pulmão em mulheres jovens.

Existem 4 tipos basicos de neoplasias do pulmão: .) não pequenas células .) adenocarcinoma .)pavimento-celular .) broco-alveolar. Qualquer deles de grande agressividade e esperança de vida muito curta (embora os três últimos sejam passiveis de abordagem cirurgia em casos especiais). Acontece que, devido ao brutal aumento da percentagem de mulheres fumadoras em relação aos homens, como é natural, a neoplasia do pulmão acompanhou essa evolução. Mas, com uma particularidade assustadora: por algum motivo, com o cancro a aparecer em idades mais jovens do que acontecia nos homens. Ou seja, por algum motivo ainda desconhecido, as mulheres têm uma susceptibilidade maior à doença, e mais cedo. É tão alarmante que nos EU, por exemplo, já está a ultrapassar o cancro da mama, classicamente a neoplasia mais temida da mulher jovem.

As noticias não são boas, de facto. Sem querer ser moralista, previnam-se.

1 comentário:

JMC disse...

É na realidade, assustador e, por ventura uma doença a que a Mulher não está (estava) habituada a padecer e provavelmente tambem não estudada a forma como a tratar quer fisica quer psicologicamente.
O melhor conselho é não fumar se ainda não começou e aconselhar vivamente a deixar quem consegue ou ainda vai a tempo.

JMC