03 setembro 2008

contornando os rasteirismos da lei da gravidade...


Já toda a gente deve ter reparado, infelizmente quase sempre por experiência própria, enquanto se preocupam, e bem, com o rosto.... tipo Melanie Griffith, que existem duas zonas da pele fatais em termos de envelhecimento e que requerem cuidados extra especiais. Falo, obviamente, dos cotovelos e dos joelhos. Tanto uns como outros são constituídos por pele espessa e dura que cobre a articulação e que necessita de resistência e elasticidade por ser uma zona de movimento e de impacto. Esta pele é sustentada por uma camada de gordura e tecido subcutâneo que, com o envelhecimento, mais nas pessoas magras, perde substância e consistência tornando uma zona que deveria ser lisa e elástica num molho de pele flácida, descamativa e seca, em tudo diferente da circundante. Como se de repente ali existisse um excesso de pele pendurada. E não deixa de ser verdade.
O sedentarismo é um dos grandes vilões dos joelhos flácidos. A fraqueza muscular agrava significativamente o problema, ou melhor, uma perna com bom músculo tem tendência a manter o tonus dos tecidos que envolvem as articulações. O ideal seria intercalar os exercícios de força e os aeróbios, começar de forma gradual. Um exemplo, levantar pequenos alteres com os pés, estando sentada numa mesa, bicicleta, etc.
Mas além do exercício, os cotovelos e os joelhos necessitam de cuidados intensivos ao nível da pele. Toda a gente já sentiu estas zonas ásperas e secas, independentemente da idade. O importante é não deixar que se acumule a pele desvitalizada formando aqueles joelhos de pele grossa, baça, às vezes mais escura, ultra inestéticos. Portanto!: esfoliação semanal, ou mesmo diária, e hidratação se não duas vezes por dia, pelo menos durante o banho. É facílimo, basta ter uma pedra-pomes à mão e passar no joelho e cotovelo. Em relação à hidratação, há variadíssimos cremes excelentes, mas neste caso particular, eu prefiro de longe o mais simples e barato: óleo. Qualquer óleo de banho, até os óleos de bebé, são o melhor que há para aplicar durante o banho. E não só nos joelhos, como no corpo: aplica-se com a mão, massaja-se 5 segundos e depois passa-se água para remover o excesso. A pele fica suavíssima e macia. Invista, uns joelhos feios podem estragar toda a perna, como se sabe.

11 comentários:

mjf disse...

Olá!
Temos de ter cuidado com os joelhos e cotovelos sim senhora e ainda....as mãos!!!!
Pois elas são um sinal exacto da nossa idade, por isso um bom créme anti- manchas e hidratação com protector solar diariamente ;=)

Beijocas
Até já ;=(

Álex disse...

caramba, eu não tinha pensado nisso. além da cara diría que o pescoço é uma área a cuidar, mas ok, aprendendo sempre
'brigadinha Cristina

Manel disse...

Não existe forma de escapar à lei da gravidade!
Por isso é que eu me agarro às peles para não caír.
Bem vindos à velhice.
Abraços para os amigos e Bjinhos para as lindas.
Manel

mar disse...

Tem piada q já a minha avó e a minha mãe duziam o mesmo:" A idade de uma mulher está nos joelhos, particularmente na oarte de trás destes, e nos cotovelos!"

Este post, fez-me lembrar os conselhos Delas.
*********

mar disse...

Ah! e as mãos, claro, já Elas o diziam.

Qt à cara e ao pescoço, as pessoas não esquecem

Bjs

Anónimo disse...

Porque, complicar..decúbito :-)))

Desculpa, não resisti..

abraço

intruso

Cristina disse...

mjf

querida, isso ja é muito preciosismo para mim. basta-me o bendito óleo no banho :))

beijocas

Cristina disse...

alex

semprew às ordens :)

beijinhos

Cristina disse...

manel

agarra-te mas faz um esforçozinho para que quando tires as mãos não te caia tudo...:)


beijinhos

Cristina disse...

mar

e está mesmo! numas pernas femininas, o primeiro sinal de velhice é o joelho flacido.

aquele exercicio dos alteres nos pés, é muito bom..

beijos

Cristina disse...

intruso

não se pode passar o tempo deitado. e se se passa, digo-te que normalmente é muuuito mau sinal..

:)