01 agosto 2008

O maravilhoso mundo de Tim Walker


Se algum fotógrafo de moda personifica o lado poético e sonhador desta indústria, é sem dúvida Tim Walker: É como se um ninho de imaginação pudesse ser de repente colocado ao dispor de uma revista de moda. E pode, tratando-se de T.W.
Walker pinta animais de cores, converte bibliotecas em baías e casas de banho em selvas. As suas fotos são das mais imaginativas e exuberantes produzidas na actualidade.Trabalha em zonas rurais, convence velhinhas a deixar fotografar modelos a tomar chá na sala, enfim, recria Alice no pais das maravilhas em cada sessão de fotos. Sem truques digitais.


Diz-se que a sua foto dos gatos em tons pastel é a mais questionada. Não há retoques de computador; misturaram pigmentos com pó de talco até conseguir o efeito desejado. Segundo a explicação, "são gatos de um clube de gatos persas, e eram criaturas afáveis que adoraram a atenção que lhes dedicámos". "Os mesmos gatos se colocaram espontaneamente junto às flores....". " Não sou contra o digital, simplesmente é algo diferente do que eu procuro. Se vês um cavalo rosa em uma fotografia minha, ele realmente foi pintado desta cor, e tudo o que se observa em numa imagem feita por mim existe na realidade. Jogo/brinco com as luzes e as cores para obter o resultado que desejo."
"Tive uma infância muito feliz, passada em uma casa de campo onde encenávamos espetáculos teatrais no jardim."
"O que mais exerceu influência sobre mim foram as ilustrações das minhas histórias favoritas, do Mágico de Oz à Alice, assim como as fábulas ilustradas de Beatrix Potter, mas sempre tive também uma grande capacidade de visualizar tudo o que lia nas páginas dos livros."
De facto, Walker capta como ninguém a magia do momento. As suas fotos são sempre uma delicia de ver e tem, com certeza, muitas histórias como esta para contar.
Aí ficam mais algumas imagens como presente de fim de semana. Se passar por Londres (Dalloway, é consigo sim...), ele estará até 7 de Setembro no
Design Museum 28 Shade Thames
London SE1 2YD
Metro: London Bridge

2 comentários:

Bartolomeu disse...

Olá Cristina.
Chego aqui porque este blog é mencionado no Claras da minha amiga Minucha.
É sem dúvida este, um dos blog's com interesse que articula a boa imagem, e a boa disposição com alguma pedagogia.
Excelente!

Cristina disse...

bartolomeu

grata pela visita e pelo elogio. espero continuar a merecer a tua presença.

um beijo