25 julho 2008

peixes médicos: primeiros licenciados já em 2013 na U. All Garve



Depois das cobras massagistas do spa de Israel, é a vez dos peixes-pedicure de Virgínia, nos Estados Unidos e dos peixes médicos em Portugal.
Isto a propósito de, desde há quatro meses, um spa americano ter vindo a utilizar uma técnica que consiste em colocar os pés das clientes numa banheira povoada por pequenos peixes.
São conhecidos como "garra rufa" e são considerados uma alternativa higiénica para a tarefa de limpeza dos pés. Segundo John Ho, que administra um salão de beleza, mais de 5 mil pessoas já passaram pelos beliscões dos peixes. "É um óptimo tratamento para todos que querem ter pés saudáveis", diz ele. "São uma opção mais higiénica que as navalhas e outros instrumentos de corte geralmente utilizados nos salões."
A técnica não é nova e já é usada há muito, com grande sucesso, no tratamento da psoriase que, como se sabe, é uma doença caracterizada por uma hiperproliferação queratina na superfície da pele sob a forma de placas avermelhadas de escamação esbranquiçada ou prateada.
Existem vários tipos de tratamento possíveis, entre os quais os tópicos (pomadas), fototerapias (com luz ultravioleta), sistémicos (por via oral ou injecções), medicamentos imunobiológicos, e, a limpeza por peixes numa clínica na Turquia. Estes peixes alimentam-se apenas da pele afectada e em excesso, deixando a pele lisinha e saudável desenvolver-se normalmente. O tratamento não é uma cura, mas um alívio dos sintomas da doença, que deve ser repetido periodicamente.
Ora, e como as ideias são como as cerejas, dado tratar-se de criaturas com larga experiência e comprovada habilitação em "ciências relacionadas" com a medicina, além de habituadas a casos clínicos de difícil resolução, parece-me óbvia a oportunidade única de colmatar esta grave lacuna no tratamento da psoriase em Portugal....

2 comentários:

Pêndulo disse...

E tu a dar-lhe, apre! Que velha do Restelo!
Vamos lá a ver se entendes de uma vez por todas
Então ? Ainda teimas em vociferar contra o inginheiro?

immortal disse...

essa dos peixinhos limpadores dos pés...e quem tiver cócegas :)