21 junho 2008

Pigozzi e os Paparazzi,


Uma exposição no museu de fotografia de Berlim mostra a história dos paparazzi, os fotógrafos indiscretos que saem à caça de celebridades.

O museu de Berlim, mostra como a procura por fotos de pessoas famosas levou cada vez mais fotógrafos a perseguir personalidades e retratá-las em momentos íntimos.
Segundo os organizadores, a partir dos anos 60 e 70 "os paparazzi tornaram-se parte inevitável da vida das celebridades". "Nessa época, tudo que os fotógrafos precisavam era criatividade, rapidez, teimosia e uma pitada de atrevimento". Pode encontar-se, por exemplo, uma fotografia de 1931 do então ministro das Relações Exteriores da França, Aristide Briand, em reunião privada.
Essa fotografia foi feita por Erich Salomon, considerado um dos primeiros paparazzi. O nome da mostra, Pigozzi e os Paparazzi, homenageia um outro pioneiro, o fotógrafo Jean Pigozzi.
A exposição também demonstra que o estilo dos paparazzi influenciou a moda e a fotografia artística, como mostram obras do conhecido fotógrafo Helmut Newton. BBC

.Veja fotos da exposição no museu de fotografia de Berlim

Sem comentários: