04 junho 2008

Não tenho nada a obstar

Só o facto de me ter perdido a meio e ter de voltar ao início para compreender. O nome do sítio onde vivem também deve ter tido algo a ver com esta história.

Escritora que mudou de sexo se casa novamente com a primeira mulher

A escritora britânica Jan Morris, que nasceu homem e em 1972 se submeteu no Marrocos a uma cirurgia de mudança de sexo, se casou no civil com sua primeira mulher.

Morris, que nasceu como James Humphrey Morris em 1926, realizou uma união civil com Elizabeth Tuckniss, com quem havia se casado pela primeira vez em 1949 e com a qual teve cinco filhos, informa hoje a imprensa.

Em 1972, James Morris se submeteu a uma operação de mudança de sexo no Marrocos, porque as leis britânicas de então exigiam que se divorciasse primeiro da mulher, o que ele não queria fazer.

Após a operação, Morris continuou casado com Elizabeth, mas por pouco tempo, já que, devido à legislação, teve de se divorciar, mas a separação foi amistosa.

Quase 60 anos após se casar com Elizabeth quando ainda era homem, a historiadora e escritora de livros de viagens contraiu uma união civil com ela em 14 de maio na Prefeitura de Pwllheli, em Gales. "Estamos juntas outra vez de maneira oficial", disse Elizabeth à imprensa britânica.

"Depois que Jan mudou de sexo, tivemos de nos divorciar, portanto fizemos isso. Para mim não era diferente. Ainda temos nossa família", acrescentou.

Após a união civil, as duas mulheres, que vivem em Llanystumdwy (Gales), comemoraram tomando chá na casa de um amigo.

Segundo a imprensa, o casal quer que, quando morrerem, sejam enterradas perto de casa com um epitáfio em galês e inglês dizendo: "aqui há duas amigas, no final de uma vida juntas".

3 comentários:

Joana Lopes disse...

Bem, Cristina, isto é um espanto. Ainda não tenho a certeza de ter percebido.

Abraço

Cristina disse...

Ola Joaninha :)

é esforço inglório tentar entender a vida real. tudo o que nós imaginemos que não é possivel, acontece.
entender, tentamos com os filmes e nem sempre conseguimos...

beijos

ps-post do Pendulo ;)

Lola disse...

Pêndulo,

Coisas de galeses.

Mas odd.

Bjo