10 junho 2008

Grão a grão enche a galinha o papo


Há uns dias a Cristina, dona deste blog, fez este post sobre o indigente debate sobre a blogosfera apresentado pela SIC. Nesse mesmo dia 3 de Junho acontecia na Comissão Europeia, a mesma instituição que evita os referendos, o relatado em baixo pelo "El País". Sendo Balsemão um membro do grupo de Bildeberg, para cuja última reunião foi convidado António Costa, presidente da câmara de Lisboa, figura de proa do Partido Socialista e irmão de Ricardo Costa, director-geral adjunto da SIC, não creio em coincidências.
É aliás bem conhecida a estratégia de promover o medo e exponenciar o crime para obter aceitação de medidas de segurança cujo reais motivos são a manipulação e controle sociais. Depois da agregação dos vários meios de informação em poucos gigantescos grupos económicos com diversos interesses muito além da comunicação social, estava garantido o domínio do fluxo informativo que nos chegava, pelos "poderes fácticos" . A explosão da internet como meio de massas onde cada voz tem o seu lugar independentemente da sua capacidade financeira para deter meios técnicos, como é necessária para a tv, rádios e jornais, e o benefício libertador do anonimato, vieram colocar em causa o status-quo dominante. Urgia então iniciar o controlo das vozes livres. Para tal superlativizam-se os casos lamentáveis e tenta-se uma identificação voluntária sob o pretexto de credibilizar. Quando isso estiver generalizado seguir-se-á a obrigação de identificação enunciada por Miguel Sousa Tavares no referido programa.

Europa ha sembrado el germen de una regulación jurídica para los blogs. La Comisión Europea de Cultura aprobó el pasado 3 de junio una resolución en la que aboga por un marco regulador para las bitácoras, en él se contempla un "etiquetado voluntario" que informe sobre la identidad del autor, sus intereses políticos o sociales y la responsabilidad social de éste. La resolución, que se enmarca en el Informe sobre la concentración y el pluralismo de los medios de comunicación en la Unión Europea, será debatida en el Parlamento Europeo el próximo mes de septiembre.

3 comentários:

Cristina disse...

o medo que lhes dá, aos donos da comunicação; às figuras publicas e aos colunáveis, que haja informação e contra informação não controlada.

ja viste o risco que é? deve ser um panico diário de que alguem se lembre de conter a verdade...compreende-se.

Francis disse...

O Rui Rio também foi convidado.
1ª Ministro na calha ?

Álex disse...

cabritos!