21 junho 2008

estranha forma de ajuda...


Um tribunal superior da África do Sul decidiu que os chineses residentes no país passam a ser classificados como negros. Esta medida, destina-se a que a comunidade chinesa possa beneficiar das politicas governamentais destinadas a por fim ao domínio branco no sector privado. Tudo começou depois das queixas da Associação Chinesa da África do Sul, que representa 200.000 chineses, considerar a sua comunidade como discriminada nas tomadas de decisão.
As leis do país classificam os cidadãos e os seus direitos e obrigações em função da cor da pele. Assim, indianos, negros e "raças mistas" dispõem de um sistema sociolaboral específico, designado como "medidas contra a supremacia branca empresarial" e que obviamente não contemplavam os chineses, até agora classificados como brancos.
20 min
.
Se antes era factor de exclusão, agora usa-se o mesmo critério como factor de benefício. Estranho país este em que um cidadão para ter direito a ajudas socio-economicas tem que ser declarado negro...isto não é a mesma forma de Apartheid ?

5 comentários:

Pêndulo disse...

Não sirvas a quem serviu, nem peças a quem pediu.

Ainda há muito a mudar nesse país e a actual classe dirigente deixa muito a desejar, Veja-se aquele que disse nao ter usado preservativo mas ter tomado banho logo a seguir para prevenir o SIDA.
Por falar em SIDA e sendo polémico, por vezes parece-me que, assim como na África do Sul o único grupo "oficial" de excluídos é o dos negros, aqui a única doença e doentes a merecerem apoio são os seropositivos de VIH.

HRP FAST Reloaded disse...

Cara Cristina lá no PD voce escreveu sobre a falta de perspectivas quanto a população cubana....especialmente os médicos cubanos que voce conhece......
Pois mana Cuba está paralisada.....se bem que agora deverá por transformações profundas......o irmão de Fidel vem sinalizando assim......mas creia Cuba está paralisada....
Então pergunto:
Quais as perspectivas de futuro para Portugal.......
Voces estão sempre a "caballero", como se diza aqui no Brasil do resto da Europa.....sem uma vocação definida?
Cuba deve logo vicejar....e Portugal?

cs disse...

Estranhamente ou não já nada do que por ali se passa me espanta.É só esperar pela próxima...

Cristina disse...

P

para mim não é nada polémico, é real. esses é que são que merecem tudo. vês um toxicomano HIV que nunca trabalhou na vida e ele, se for esperto, consegue mais apoios que tu se tiveres um cancro, por exemplo.

outra cena incrivel, "e sendo polémica", sabes que os presos, os toxicomanos, traficantes, HIV's e por aí fora.. têm, por exemplo, dentista e óculos de graça? (isto contam os colegas de infecto que trabalham no hospital-prisão de caxias)

pois é. um gajo que trabalhe 30 anos a receber ordenado minimo ou pouco mais consegue arranjar os dentes?

Cristina disse...

hrp

não acredito nas mudanças que o irmão do Fidel implementou. nem em gente "recomendada" ou posta no poder pelo Fidel. enquanto isso for assim, eles sabem muito bem o que os espera.

quanto a portigal, e perspectivas, são as que o povo quiser. coisa de que os cubanos não podem gabar-se.