18 junho 2008

enfim....se é melhor pro turismo, aplanem-se as colinas....


O amigo Pedro Doria mostra-nos um texto publicado na revista brasileira Turismo & Negócios, que fala sobre a capital portuguesa, Lisboa.

Diz assim:

A capital de Portugal, Lisboa, é a porta de entrada para a Europa. A cidade está em ascensão turística. O idioma oficial é o português mas fala-se fluentemente o espanhol. É uma civilização marcada por diferentes costumes, de origem européia e africana. Sua arquitetura é essencialmente gótica. Banhada pelo Oceano Pacífico e tendo como principal o rio Tejo, Lisboa tem entre seus vultos históricos nomes importantes da história do Brasil, haja vista que já fomos colônia portuguesa. D. Pedro I e II, D.João VI e Dona Maria Leopoldina, entre outras, figuram em nomes de ruas, museus e demais patrimônios públicos. Lisboa é uma cidade plana, de velhos mas bem conservados casarios, clima tropical úmido, temperatura variável, fria no inverno e quente no verão, mas nada comparável ao calor brasileiro. Graças ao Estreito de Gibraltar, Portugal liga-se também ao Oceano Atlântico. O curioso é que 2/3 da capital portuguesa desapareceram após a II Guerra Mundial, mas o primeiro ministro de então, Marquês de Pombal, providenciou a recuperação das ruínas, com orientação de excelentes arquitetos, preservando a originalidade das construções..

Delicioso...não sei quem escreveu isto mas, ou achou que as colinas não eram favoráveis ao turismo, ou então, cruzou-se com uma garrafa de bom vinho português e a partir daí passou a ver tudo plano com belas vistas pró Oceano Pacifico....:)))))))
.
ps-E o Marquês de Pombal que conseguiu reconstruir a devastada Lisboa pela II guerra mundial?? Grande Homem!...merecia duas estátuas pá! e duas praças..

12 comentários:

Sofia Loureiro dos Santos disse...

Espantoso! Tenhoque conhecer essa cidade.

Giso disse...

Ahahah!
Fantastico!
Sao umas a seguir 'as outras.
Banhada pelo Pacifico?!?
Clima tropical humido?
Gotica?

Essa revista deve ser boa!

Alien8 disse...

Olá Cristina!

Vejamos... plana? Clima tropical húmido? Fala-se fluentemente o espanhol? Mas este gajo será nosso descendente??? Enfim, sempre sabe que o Brasil foi uma "colônia" (tsk tsk) portuguesa. Se calhar não sabe que levámos para lá o futebol, o samba, a mulata e o Carnaval, mas isto são coisas de somenos hehehe!

Bem, qualquer dia aparece aí este perito a escrever que a estátua do Marquês foi mandada construir pelos Távoras! Só "podje"!

Beijinho, amiga de quem tenho saudades.

Pêndulo disse...

Tenho muitas dúvidas sobre a veracidade deste suposto artigo de revista porque já ouvi falar disto há bastante tempo.
Enquanto escrevia isto pesquisei no google e aparece num post do Random Precision em Novembro de 2004 e onde alguém comenta também, como eu, conhecer o texto há muito, quatro anos, diz ele, o que nos atira para o ano 2000. É mais uma brincadeira que circula na net.

Ver aqui

Cais em todas :p
:p

Cristina disse...

um comentário no Pedro Doria.

Burn the Witch! // 18/June/2008 às 20:51

"Num outro blog portuga, achei essa: “Make sure you dine in one of old Lisbon typical restaurants in Bairro Alto, where you will experience the world-famous “Foda de Lisboa”, a traditional Portuguese musical genre”, dizem que é de um folheto americano."

Cristina disse...

P

o texto pode existir há 20 anos que não perde a graça!!
quanto à veracidade, os comentadores do Pedro não questionaram e olha que não lhes escapa nada..

Fado Alexandrino disse...

Pode ser verdade.
Basta assistir a um daqueles programas de perguntas na rêtêpê para acreditar.

Patrícia disse...

LINDO!!!
É que são mesmo umas atrás das outras!!!
Bela bebedeira que ele apanhou em Lisboa....

Francis disse...

Inacreditavel.

ines disse...

não resisti e levei!

Lola disse...

Cristina mais linda,

Cidade plana, gótica, clima tropical...onde se fala fluentemente espanhol é mais.....Sevilha :)))

O articulista estava baralhado, para carioca é Europa e pronto:))))

Beijos grandes

Desinformador disse...

Este texto já é bastante antigo, foi publicado num guia turístico qualquer... anyway, probably, estariam a confundiar com San Francisco! Que também precisa ser terraplanada!