13 fevereiro 2008

pão do dia: il capitano Paolo Maldini


Paolo Maldini nasceu em Milão, a 26 de junho de 1968, 38 anos no activo e é uma lenda do futebol.
O Número 3, imortalizado para sempre na história do A.C. Milan e do Futebol Mundial, Símbolo e bandeira do A C Milan, filho do ex-futebolista e ex-treinador do mesmo clube, Cesare Maldini (o seu pai, Cesare, foi jogador do Milan por mais de 10 temporadas e, inclusive, o capitão que ergueu a Taça dos Campeões conquistada em 1963 em Wembley), Maldini dedicou toda a sua carreira à equipe com a qual cresceu e amadureceu como homem e profissional, o Milan, ao qual chega logo em 1978 para a equipe infantil.
Com apenas 16 anos, estreou-se na equipe principal do Milan na Serie A. De resto, é o jogador que mais actuou na Serie A italiana, tendo colecionado quase 800 partidas.
Ganhou 5 Taças dos Campeões Europeus / Champions League. Participou nos campeonatos do Mundo de 1990, 1994, 1998 e 2002, com um total de 23 aparições(o record é de Lothar Matthäus - 25) e só não são mais porque o próprio Paolo decidiu não mais jogar pela Azzurra depois da Copa do Mundo disputada na Ásia.
É o futebolista com mais presenças com a camisa da Itália, tendo disputado 127 partidas, das quais 74 como capitão-recordista absoluto de presenças. [info.WKP]
Concordem, os grandes olhos verdes hipnotizam, o porte atlético dignifica qualquer fato do mais fino design italiano e, mesmo não sendo um jogador criativo, quando calça umas chuteiras deslumbra. Ele é Paolo Maldini, considerado o melhor lateral-esquerdo do mundo, e como Totti, é outro exemplo de fidelidade ao seu clube; só conhece uma camisola, a rossoneri (vermelha e negra listada) do AC Milan e não pára de bater recordes.
Entretanto, o Milan anunciou que o número 3 deixará de ser utilizado, depois do final de carreira de Paolo Maldini. O número 3 só voltará a ser utilizado caso um dos filhos de Paolo chegue à primeira equipa do A.C. Milan. Dizem. Para os fãs:






6 comentários:

Animal disse...

mais bimbo? num desistes pá? isso num alimenta nada...

Cristina disse...

ahh! não alimenta a mim...., isso não.

dalloway disse...

Estou ocupada...
Continuo a saborear Andrea Pirlo...

Cristina disse...

looool:)))

'tendi...

LM disse...

Esta coisa de no pão do dia só comentares os lances dos piquenos deixa-me um bocadinho confusa; é que se é para isso o rapaz de perfil (e sem equipamento oficial)está ali para quê??
Hum...
Bjs

Nódoa disse...

Jazzuzz!! E de repente tenho outra vez 16 anos... e uma ligeira taquicardia! :)