06 janeiro 2008

sendo assim,


Bom Domingo e.....caldos de galinha que junto com a cautela, dizem, nunca fizeram mal a ninguém.

Ponham, então, água a ferver com sal, presunto, um bocado de chouriço e quando a água estiver em ebulição, deitem-lhe a galinha e prolonguem a ebulição, lenta, por aproximadamente duas horas, conforme a tenreza do bicho. Está pronto.
Este caldo pode ser, e habitualmente é, aproveitado para fazer a tradicional sopa de arroz ou Canja de Galinha.

É costume juntar à canja os miúdos da galinha: moela, fígado e ovos.

.

_______________...provou o caldo que era de galinha e rescendia. Estava precioso, tinha fígado e tinha moela.
.
A Cidade e as Serras, Eça de Queirós

18 comentários:

Pêndulo disse...

Sa, presunto e chouriço não estragam a banheira?
Os miúdos é que não são de juntar !

:p

LNT disse...

Isto é feito na Bimby?

Luis disse...

Bom domingo,

Cá nós comemos no almoço hoje um risoto de camarão ao tucupí e jambú.
(Voces não devem ter por aí nem o jambú, nem o tucupí)

E o prato principal, frango ao tucupí (frango, tucupí e jambú).

Após servidos colocamos pimenta-de-cheiro (amarela) e farinha d'água.
(Voce não devem ter por aí a pimenta amarela, nem a farinha d'água)

:)

Repórter disse...

Fiquei com uma dúvida, Cristina.
A galinha vai morrer afogada ou queimada?
:)

Bj

Animal disse...

pois, eu também estou aqui angustiadíssimo com essa questão... e mais: a galinha vai com as penas ou despe-se antes de entrar na banheira?

Cila disse...

eu rio rio com os comentários anteriores....lol
Para mim canja é mesmo com os ovitos:)
bj

mjf disse...

Este vicio é danado!!!!
Cheguei agorinha a casa, e daqui a nadinha tenho de me levantar, mas não resisti...
Em relação á canja...é das poucas sopas que não gosto, detesto galináceos!!!

Beijos e bom descanso

Charlie disse...

Adoro uma confortável e escaldante canjinha. De preferência com todos os pormenores e miudezas ;)

Cerejinha disse...

A esta hora já me estaá a dar uma fomeca...

Cristina disse...

P

se forem de boa qualidade não sujam nada mas, essa é a parte mais dificil...

Cristina disse...

LNT

pode ser sim! se se usar só uma parte da galinha, é rapariga pra saber fazer um caldo :)

Cristina disse...

luis

nós não temos por aqui muitas coisas, mas temos outras :)

beijo

Cristina disse...

reporter

asfixiada :/

Cristina disse...

animal

é conforme te souber melhor :))

Cristina disse...

cila

é a única coisa que dispenso:)))

beijinhos

Cristina disse...

charlie

delicia! estou a pensar que nunca comi canja no Alentejo....tem alguma coisa diferente? ervas ou isso...

Cristina disse...

cerejinha

eu comia-a a qualquer hora loool:D

Alien8 disse...

Olha, olha, quem se dedica às receitas e à culinária????

Mas que surpresa! :)))

Pois. Pois. Influências da Bimby?

Boa segunda. Feira. :)