17 janeiro 2008



Passando os olhos por um artigo do 20 minutos, várias coisas me ocorre dizer sobre os olhos, a visão, e o modo como cada vez mais eles são imprescindíveis à nossa vida de relação. Quase há um ano, escrevi um post sobre 'postura correcta' dirigido a quem passa horas seguidas sentado numa secretária, normalmente em frente a um computador. Falou-se de dores de mau posicionamento, de contracturas musculares, de cansaço e de exercícios simples destinados a aliviá-los.
Com os olhos acontece o mesmo, mais ainda quando vivemos num tempo em que a informática faz parte intensa de nossas vidas e, inevitavelmente, com carácter irreversível.
Horas seguidas de concentração e olhar dirigido numa determinada direcção, agravadas por ambientes com ar-condicionado e luminosidade em excesso ou inadequada, provocam um conhecido cansaço, dores oculares, olhos irritados ou vermelhos, sensação de corpo estranho, lacrimejamento, sensibilidade à luz, dificuldade de conseguir o foco, visão de cores alteradas ou halos em redor dos objectos. Qualquer pessoa que passe mais de 3-4 horas seguidas no computador, sabe disso. Então, o que podemos fazer para aliviar este excesso de esforço que exigimos aos nossos olhos todos os dias?
A lubrificação constante dos olhos, é fundamental. Diante do computador, as pessoas pestanejam um terço menos que a frequência normal, com a agravante de que não abandonam o seu posto de trabalho até que a missão esteja cumprida. O ideal seriam pausas temporárias, mas podem usar uma coisa tão simples como uma embalagem pequena de soro fisiológico ao lado do PC e sempre que sentirem desconforto, deitar 1 ou 2 gotas em cada olho.
Para relaxar os olhos, no entanto, é fundamental. 10 minutos.
Em primeiro lugar, feche-os. Durante alguns segundos e, com eles assim, mexa o globo ocular, fazendo os movimentos como se fosse olhar para cima, para o lado direito, para baixo e para o lado esquerdo.
Frio
As mãos, estão normalmente a uma temperatura inferior aos olhos, se não estiverem ponha-as uns segundos sob água fria. Coloque-as fechadas sobre os olhos e faça uma pressão muito discreta. Ou então, use os dispositivos já comercializados para o efeito, umas mascarilhas de gel que se deixam no frigorífico. 2-3 minutos. Se enquanto mantém os olhos fechados, vir manchas ou luzinhas, espere até que desapareçam.
Depois, abra bem os olhos, o máximo que conseguir, feche com força, e repita várias vezes. Se tiver soro fisiológico, coloque 2 gotas e repita.





Outra técnica de relaxamento, é a auto-massagem que deve ser feita todos os dias, principalmente quando começa a sentir forte desconforto.
Como?
Espalhe os dedos pela testa, por cima das sobrancelhas, os polegares na zona malar externa e massaje em círculos de modo a chegar à zona das têmporas.
Na linha média, na zona media da sobrancelha e abaixo, mas nunca no próprio olho, encontrará duas áreas sensíveis: Pressione delicadamente com os dedos indicadores ou com a mão fechada, em círculos. Faça o mesmo na comissura externa. Eu considero mais fácil fazê-lo com a ponta dos dedos. 5 minutos.
Agora, com os olhos abertos:
-agarre numa caneta. coloque-a a palmo e meio da cara. foque a caneta e a seguir foque alguma coisa ao longe. faça esta alternância umas 10 vezes.
-a seguir, focando a caneta, aproxime-a e afaste-a 5 vezes.
Sentir-se-á melhor.
.
Atenção, os exercícios não necessitam de ser todos executados. Cada pessoa fará aqueles com que se sentir melhor e quando tiver necessidade.
.
Espero que vos seja útil.

15 comentários:

Pêndulo disse...

Fechei os olhos e não é que quando os abri tinha ido parar a um site de mulheres nuas !!!!
Vou fazer estes exercícios mais vezes eh eh eh

Agora a sério: conselhos muito úteis. Acho que todos nós os vamos aproveitar.

LM disse...

Esta do soro fisiológico é catita!
Beijos (e saudades).

Pedro Soares Lourenço disse...

...não é util. É excelente.

e-ko disse...

sempre tive uma vista de lince e uns olhos que nunca me deram problemas, mas, como estas coisas não resistem à passagem dos 50, lá tenho que pôr óculos para ler e computador e apercebi-me que depois de algumas horas em frente ao ecrã, às vezes, mais de 6, ficava com os olhos secos e pensei que me faria bem chorar... como não sou muito chorona passei a fazer uns exercícios de uma em uma hora fechando os olhos e abrindo várias vezes e fazendo massagens depois com os dedos nas pálpebras fechadas e passei a ter os olhos menos secos e cansados, portanto os teus conselhos confirmam a minha intuição...

beijinho!

dalloway disse...

Este olhar parece o de Angelina Jolie!

Não me consigo concentrar com esta música. Vou ter que ouvi-la pra aí umas cinco vezes até me passar a moléstia e depois comentar.

Parece que é parva a miúda! (a miúda aqui sou eu)

Cristina disse...

P

ó diabo....quando fechas os olhos vês mulheres nuas? dá aí um bocado disso que estás a fumar pá!

Cristina disse...

lm

és tu mesmo???? não acredito...só vendo, com estes dois...

Cristina disse...

pedro

Obrigada, ainda bem.

1 beijo

Cristina disse...

e-ko

claro melher! mas tu pensas que isto é o consultório do zandinga?? isto é um blog sério pá...

:))) beijinhos

Cristina disse...

dalloway

lool,lool, garota louca...conhecia este rapazinho? nem eu. trouxe na última vez que fui à FNAC. como calculei que "alguém" gostasse de ouvir mais, estão mais umas musicas no imeem.

:p

e-ko disse...

dra. zandinga,

vou já ao imeem ber, mais propriamente oubir...

dalloway disse...

Lembro-me muito bem desse post acerca da 'postura correcta' e lembro-me porque foi esse post que acelerou a compra da cadeira onde me encontro sentada neste momento.

Este post lembrou-me que tenho descurado os exercícios que devo fazer com alguma frequência (diz a minha oftalmologista) que são aqueles que fala no fim do post. Costumo usar a ponta dos dedos em vez da caneta (que frase estranha).
Não tenho por hábito estar muito tempo ao computador, mas uso óculos para ler, quando uso o pc e vejo tv. Quando estou muito cansada o meu olho esquerdo entorta um poucochinho - é o chamado estrabismo elitista :)

Como não tenho problemas de audição nem orelhas mocas vou ali ouvir o Mário (que não conheço).
Sou mesmo uma oferecido, não o conheço mas lá vou eu toda airosa...

A Cristina é mesmo uma querida idiota (= pessoa que tem muitas ideias) e eu agradeço.

Cristina disse...

e-ko

bai sim :)

Cristina disse...

dalloway

também me lembro do contentamento com a cadeirinha nova :))))

olhe, eu sim, estou muito tempo à frente do PC, varias horas seguidas. e sinto cada vez mais cansaço e só lhe digo que quando durmo mal, de manhã, sem óculos quase não consigo ler. horrivel. ja não me sinto segura sem eles na mala. com o cansaço ver ao perto é uma tortura, pareço as velhas a afastar as coisas e nem assim...:/

quanto às musicas, não se pode dizer que sejam um estrondo mas o CD é muitissimo agradavel de ouvir. calminho e suave.

Alien8 disse...

Acertaste em cheio, Cristina, mesmo em cheio... mas 10 minutos de interrupção??? Quem é que aguenta? Quem?

NOTA: Comprar frasquinho de soro fisiológico, JÁ!

Beijocas.