10 dezembro 2007

saudações segundafeirianas


A ânsia do progresso revelou-se no martírio da Igreja. Paroxismos de fúria e crueldade desabaram sobre os cristãos a partir precisamente das ideologias progressistas. Do marxismo ao nazismo, no México, Espanha, Alemanha, URSS, Vietname e tantos outros, confirmou-se a profecia de Daniel: "Vi um quarto animal, horroroso, aterrador, e de uma força excepcional. Tinha enormes dentes de ferro; devorava, fazia em pedaços e o resto calcava-o aos pés. Era diferente dos animais anteriores. (Dn 7, 7)
Porque razão o progresso tomou a Igreja como inimiga? A Igreja que fundara as universidades, conservara as bibliotecas, preservara a civilização? A Igreja a que pertencia a maioria dos génios, cristãos devotos, que criaram a ciência moderna (Copérnico, Kepler Galileo, Leibniz, Newton, Euler, Ampère, Gauss, Cauchy, Faraday, Mendel, Pasteur e tantos outros)? Tal raiva mostra que a questão fundamental não é progresso e bem-estar, mas algo muito mais profundo. "O progresso é a superação de todas as dependências; é avanço para a liberdade perfeita" (SS 18). O homem de hoje quer ser senhor de si mesmo, dominar a própria vida, fazer o que lhe apetece. "Ser como Deus", como prometeu a serpente do Éden na suprema tentação (cf. Gn, 3,5).
Assim, "torna-se evidente a ambiguidade do progresso. Não há dúvida que este oferece novas potencialidades para o bem, mas abre também possibilidades abissais de mal - possibilidades que antes não existiam. Todos fomos testemunhas de como o progresso em mãos erradas pode tornar-se, e tornou-se realmente, um progresso terrível no mal. Se ao progresso técnico não corresponde um progresso na formação ética do homem, no crescimento do homem interior, então aquele não é um progresso, mas uma ameaça para o homem e para o mundo" (SS 22).
.
Oh deus, como me angustia o sofrimento humano.... Será que o Sr Mugabe não aceitaria levar o das Neves consigo assim.... para um local onde o progresso e a tecnologia não interfiram com glorioso caminho para o crescimento interior e para libertação na fé?
Gratidão eterna, da nossa parte.

19 comentários:

espumante disse...

Isso faz-se? Começar a semana com das Neves?
:)

Desinformador disse...

até fiquei enjoado e com tonturas... e nao me parece que esteja grávido!!!

devia ter um rótulo de impróprio para consumo! Quem apesar do aviso se atrever a ler, nao nos responsabilizadmos por danos físicos ou mentais! A responsabilidade é da inteira responsabilidade do leitor.

Sapka disse...

O Abominável Das Neves volta a atacar. Como se pode ser tão tendencioso e aldrabão? A teoria heliocêntrica de Copérnico foi condenada pela Igreja Católica. Kepler, que era protestante, foi exilado da Áustria, perseguido pela Igreja Católica por causa das suas convicções religiosas e pela sua adesão à teoria de Copérnico. A teoria de Galileu foi condenada pela mesma Igreja Católica e só no pontificado de João Paulo II é que o homem foi reabilitado por Roma.

Pergunta o o ilustre cientista luso que descobriu a lei dos almoços grátis por que razão ("porque razão" é erro de gramática) o progresso tomou a Igreja como inimiga. Mais acertado seria perguntar: por que razão a tomou Igreja o progresso e a ciência como inimigos? E a resposta é que a Igreja e o Das Neves só aceitam a ciência enquanto ela contribui para manter o ascendente da religião sobre as consciências.

125_azul disse...

Ora nem mais...

Serpente do Éden disse...

Ao abrigo da lei do direito de resposta, gostaria de contestar algumas afirmações que me são atribuídas: Presumo que o repórter que estava de serviço no Éden, nesse dia, seria algum avençado com recibo verde e deturpou aquilo que eu disse.
Eu limitei-me a dizer à gaja que aquela maçã não tinha químicos nem nitrofuranos e que as maçãs que deus comia eram umas foleiras que estavam em promoção no Lidl. Só quem fosse parvo é que quereria ser como deus e ficar-se por umas rainetas ressequidas quando tinha aquelas bravo de esmolfe fantásticas, sumarentas e de borla, ali mesmo ao alcance da mãozinha.

DUCA disse...

"Porque razão o progresso tomou a Igreja como inimiga?"

Olha e eu a pensar que era o contrário! Tsss, tsss, ando mesmo desactualizada. Não fosse o das Neves e a luz não tinha chegado à minha mente. A sério!

Beijo e boa semana

Pézinhos n' Areia disse...

ahahahaha .... que hipocrisia !

Da pura !

beijos

Pézinhos n' Areia disse...

ó cristina, parece que se esgotaram os stock's nas ourivesarias e casas de luxo, em lisboa, este fim de semana.
Ora aí está um bom começo para gastar os 8 000 milhões da UE, para África.

A ignomínia africana no seu melhor.

é a vida ...:-(

sarol disse...

e a santa inquisição que fez mais vitimas que o hitler ???nojo é uma palavra muito fraca para gente com esta mentalidade...

Alien8 disse...

Cristina,

Boa semana, apesar das abominações.

Este gajo é impagável. Ou seja, não deviam pagar-lhe...

Por outro lado, o pessoal sempre se ri um bocado. Morra quem o negue :)

Beijocas.

Cristina disse...

espumante

é intencional, a partir daqui só pode melhorar..:))

Cristina disse...

desi

quem quiser ler tudo, é por sua conta e risco..

todas as semanas me convenço que este homem é o maior truque do DN, afinal, todos os jornais precisam de do seu das Neves, senão, era bem capaz de ninguem la ir ...

:)

Cristina disse...

sapka

meu caro, o grande drama da igreja está em meia duzia de palavras no meio dessa diarreia mental toda: o homem quer ser dono de si mesmo.

e tal atrevimento não é coisa que se deixe barato..

beijos

Cristina disse...

serpente

de facto, perante tal cenaria, nem eu recusava..e logo eu que adoro bravo de esmolfe..

cumps

Cristina disse...

Duca

coitado do homem...muito vai estrebuchar esta criatura até dar ao último surpiro...se fosse besta mandava-se abater, sempre se lhe poupava este tormento de vida

Cristina disse...

sofia

bom, apesar de tudo ja os cá deixaram :))))

Cristina disse...

alien

realmente, ninguém merece...

beijocas

Joshua disse...

Cristina, tu e o teu cortejo de bajuladores, também são impagáveis.

Cristina disse...

eu estou incluida no segundo grupo, se não te importas!
também bajulo muito as pessoas de quem gosto. mas só essas...