03 dezembro 2007




O 20 minutos aproveitando a presença no Festival Internacional de Cinema de Catalunya, Sitges 2007 ,de realizadores do género terror, perguntou a seis deles qual o seu filme de terror preferido. As Respostas foram The Other (Robert Mulligan, 1972), The exorcist ( William Friedkin-1993), Rosemary´s Baby (Roman Polanski, 1968) , The Birds (Alfred Hitchcock, 1963), The red shoes (Michael Powell y Emeric Pressburger, 1948) e Stuck (Stuart Gordon, 2007).
.
Pois eu não tenho preferidos. Aliás, odeio filmes de terror. Não gosto. Se puder evito, se não puder também. Fui traída uma vez pel' o exorcista e juro que nunca mais-acho que fiquei dias sem dormir-. Nunca percebi porque é que uma pessoa há-de ver uma coisa que lhe causa medo, ou desconforto, ou lá o que quer que lhe cause aquele sangue para todos os lados, assassinatos, esquartejamentos, pessoas possuídas a andar pelos tectos e paredes, sofrimento...pelamordedeus...porque é suposto causar não? se não, não cumpriu a sua função. Tudo bem, mas tirem-me desse filme.
.
ps- já me esquecia, vocês têm um preferido?

32 comentários:

e-ko disse...

também não gosto muito de fitas de terror. das da lista gosto muitíssimo dos pássaros do Alfred.

immortal disse...

eu recuso-me a ver...há sempre alguma cena que me fica na memória...sou dada a pesadelos, enfim

Anónimo disse...

Olá.
As pessoas vêem coisas que as assustam pela razão que disseste em Beja: pelas sensações...

Charlie disse...

o anónimo anterior sou eu,
O Charlie, das cartitas sem valor.

pedro disse...

The red shoes é um dos meus filmes preferidos, mas não de certeza um filme de terror. É o drama de uma bailarina dividida entre o amor e a arte, tão simples quanto isso

Cristina disse...

e-ko

os pássaros foi feito no ano em que eu nasci :) vi-o ha muitos anos e acreditas que só me lembro de uma cena ou duas mas não me apeteceu ver outra vez.

bjocas

Cristina disse...

immortal

eu não sou muito dada a pesadelos, mas sou muito pouco dada a más sensações que posso evitar:))

Cristina disse...

charlito

miudo, adondandas tu? a fazer compras de Natal? :))

as sensações, pois é, por aí vamos, mas não estas. destes prazeres, meu querido, não gozo. ou pelo menos tento. só por engano... :))

Cristina disse...

pedro

não o conheço. mas explica-me lá porque é que a pessoa o nomeou, ou porque é que o interpretou assim..

Gi disse...

Já gostei, em garota. Emoções fortes, a adrenalina a rebentar a escala, o coração a pulsar desenfreado e quase a saltar pela boca. Depois comecei a trabalhar o recibo do ordenado começou a ser a minha maior fonte de emoção. Depois,quando olhava para os descontos o coração também quase que saltava da boca que estava aberta de espanto o que facilitava a coisa .. ver filmes de terror para quê? Tinha as emoções ao vivo e a cores ...

O que eu me lembro e acho que gostei (não perguntes porquê porque devia ser tão bom que já esqueci), foi "A mão que embala o berço".

beijinhos

sem-se-ver disse...

odeio o género. donde, não tenho nenhum preferido, são todos preteridos.

Desinformador disse...

Claro que tenho alguns que gosto... The Shinning do Kubrick, para mim o melhor filme de terror que há!

Álex disse...

eu cá vi o Exorcista bem tarde na vida e não é prato do meu gosto...o Rosemary's Baby e o The Birds do H.por serem clássicos vi-os também um dia, mas concordo totalmente, não me apetece estar em desconforto frente a um ecrã, nunca mais vi nada de terror.
Suspinse (escrito assim de propósito!) é outra coisa ... e gosto

Álex disse...

eu cá vi o Exorcista bem tarde na vida e não é prato do meu gosto...o Rosemary's Baby e o The Birds do H.por serem clássicos vi-os também um dia, mas concordo totalmente, não me apetece estar em desconforto frente a um ecrã, nunca mais vi nada de terror.
Suspinse (escrito assim de propósito!) é outra coisa ... e gosto

Belzebu disse...

Há um personagem dos filmes de terror que eu acho o máximo, o Freddy Krueger. Vi todos os Elm Street e acho que nunca consegui ver o Freddy como algo assustador, chega mesmo a ser simpático.

Mas pior mesmo em termos de terror, só os programas da Júlia Pinheiro...brrrr, tenham medo...muito medo!

eheh!! Aquele abraço infernal!

Sapka disse...

A atracção pelos filmes de terror é um perfeito indicador de masoquismo de quem os vê. Depois de ver The Shining, não precisei de mais nenhum. Uma coisa chamada The Thing, do John Carpenter, lembro-me que também me coisou o juízo. E Carrie, do Brian De Palma. Os Pássaros é o pior filme de Hitchcock, uma chatice magistral e fica-se coberto de cagadelas de ditos.

Os antigos filmes de terror, esses sim, são o melhor que há para rir. Aconselho todos os filmes com Boris Karloff e Vincent Price, a ver com um bom copo, uma passazita do Algarve e boa companhia.

A mais fantástica cara para filmes de terror (à moda antiga) é a de Peter Lorre, estrela do filme com o título mais curto: M.

Sapka disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina disse...

gi

huuum, tinha um amigo fã desse filme.

tens razão, lidar com o horror para quê? já nos basta o que passa pelas mãos, poupemos os olhos. e o coração.

cinema para mim é distracção, é bem estar, é divertimento, é uma história bem contada, é emoção que nos afague a alma. o resto dispenso. no cinema e fora dele.

:)) beijocas

Cristina disse...

sem se ver

é comamim :))

beijoca, xodades..

Cristina disse...

desi

para mim, o Jack Nicholson é que é a melhor cara de terror que há..:))

Cristina disse...

alex


suspense, adoro filmes de espionagem :))

Cristina disse...

belzebu

Freddy Krueger? nem sei bem do que é que estás a falar...:(

Cristina disse...

sapka

também vi o Shining, mas isso é poeque adoro o Jack Nicholson, mainada, e claro que é bom maa se fosse outro actor não sei se teria visto.

bj

Desinformador disse...

Cris,

como podes nunca ter ouvido falar no Freddy Krueger? O cara de pizza quatro estações é world famous!

Desinformador disse...

Concordo com o Sapka! os filmes com o Boris Karllof sao fenomenais... aconselho o Bela Lugosi!

Desinformador disse...

Dentro do mundo do fantástico/terror, aconselho-te o Alien, o oitavo passageiro, e os Resident Evil, estes as versoes pipoca da série de jogos vídeo!

Desinformador disse...

REDRUM!!!

DUCA disse...

Filmes de terror do género do Exorcista, detesto.

No entanto, gostei dos "Pássaros" do "Psico" e mais recentemente de um filme com a Nicole Kidman chamado "Os outros".

Não tenho preferências neste género de filmes.

pedro disse...

Cara Cristina:

Pois também não percebo, daí a minha incredulidade. Realmente a senhora suicida-se no fim, mas isso é de drama, não de terror...

Cristina disse...

desi
4 comentários teus seguidos é uma emoção :D

bom, ouvir já ouvi, mas pouco mais que isso. mortos e pesadelos não é bem a minha praia. o maximo do género a que consigo achar piada é a serie "donas de casa desesperadas" :)) não te rias porque tem bué de mortos e assassinos.
agora, o alien??? deves estar a gozar...tenho m colega cirurgião que diz que abre uma barriga, a primeira coisa em que pensa é ver sair de lá o alien...:p

REDRUM pra ti também:)por essa ordem

Cristina disse...

DUCA

os outros, é um dos melhores filmes que eu vi, ando para o rever ha tempos. mas não é de terror, é?

não vejo muitos qué pra não me acontecer como ao desi que faz postes de cinema com 1 metro.:)

DUCA disse...

O filme "os outros" é quase um filme de terror. Claro que é de um género totalmente diferente do Exorcista ou Elm Street, etc. Está muito bem feito e, o mais interessante e até surpreendente é o final.

Beijo