18 novembro 2007

lua



em quarto crescente, hoje.
O que significa que brevemente teremos, de novo, a lua que tem produzido algumas das mais belas noites deste Outono. De todos os Outonos, acho. Sem nebulosidades que lhe façam sombra, as noites de lua cheia têm sido um verdadeiro espectáculo nestas noites claras e mornas, que precedem a estação do frio, têm dado por isso?
Os antigos(e não sei se os modernos) chamavam-lhe «Lua das Colheitas»; parece haver um prolongamento da passagem da sua luz pelo céu, um aumento do brilho, um não sei quê que paira com brilho de estrela, majestosa, e que que os camponeses conheciam tão bem.
Os japoneses, costumam admirá-la e aproveitar a sua presença inspiradora, tirando partido da extrema transparência da atmosfera que a faz parecer maior, mais próxima e mais misteriosa, para fazer haicais. Compor haicais na primeira lua cheia de Outono, o "tsukimi", ou "ver a lua", não é mais do que um ritual dedicado a assistir ao esplendor da sua beleza e exprimir esta emoção em forma de poesia reduzida à expressão mais simples.
Dizia Yoshida Kenko que...a lua de outono é beleza sem limite. Ninguém mais digno de pena que aquele que não vê a diferença e pensa que a lua é a mesma em qualquer tempo....
é, a de Outono é diferente, aguardemos pela última, então, na Sexta-feira, há dia melhor? Depois dessa, um mês, nova lua, já em noite de consoada :)

6 comentários:

laepo disse...

e ouvir a música da loreena enquanto olhamos a lua é do melhor que há =)

Ka disse...

Aguardemos pois tens toda a razão, este outono tem tido belíssimas luas!!!

Beijinho e boa semana :)

Manel disse...

Lua nova trovejada 30 dias é molhada!
Aguardo uma chuva regada e regrada para bem do meu pomar e dos meus pinheiros.
A todos uma boa semana.

Cristina disse...

laepo

é verdade, é uma boa combinação :))

beijinhos

Cristina disse...

ka

não tem? este e os outros, de resto. mas, quando o céu está limpo como tem acontecido é uma coisa espectacular :)

beijos

Cristina disse...

manel

loooool, cada um com as suas preocupações....

eu acho mal é chover nas cidades, sinceramente..

beijocas, boa semana